13 dezembro, 2011

DECEPÇÕES.....

=====================
Quem, dentre nós, já não se decepcionou com alguém?
Sabemos que a decepção faz parte da vida de cada um de nós. Decepcionar-se, na verdade, é deixar-se surpreender pelo comportamento de alguém, de quem esperávamos outra atitude numa determinada situação.
Quando, por exemplo, uma pessoa age conosco dentro do padrão ruim dela, não há surpresa, não há decepção, porque já estávamos preparados.
O problema se torna real quando a atitude nos parece fora do comportamento esperado, quando fantasiamos que ela não possui um padrão ruim em seu caráter.
Por isto, o modo como lidamos com a decepção sinaliza nosso nível de maturidade.
A DECEPÇÃO NA PALAVRA DE DEUS:
A Palavra nos fala de algumas histórias de decepções entre pessoas e até mesmo entre pessoas e Deus. Eis ai alguns exemplos de decepções nas Sagradas Escrituras:
3. Depois de uma vitória militar, Davi voltou para casa, a fim de compartilhar sua alegria. O rei retornou dançando diante de Deus e na presença de homens e mulheres. Tomada pelo ciúme, sua esposa o repreendeu publicamente. Foi mútua a decepção; sua esposa, Mical, decepcionou-se por causa do ciúme; Davi decepcionou-se por causa da falta de compreensão dela. Os dois se separaram (2Samuel 6.,14-23).
Diante da decepção, que traz transtorno de vários níveis às pessoas, a primeira percepção que devemos ter é o que acontece com aquele que nos decepciona. Quase sempre, não lhe acontece nada. Ele nos decepciona hoje, outro amanhã, e segue a sua vida, como se nada tivesse acontecido.
Em alguns casos, o decepcionador pode até sentir um pouco de culpa, se ficar sabendo do que fez, mas muito dificilmente NO MESMO GRAU DO MAL QUE PROVOCOU.
Esta realidade pode gerar revolta em nós, mas nem sempre nossa indignação produz alguma mudança no quadro. Não estou pregando o conformismo, mas apenas descrevendo uma parte da realidade. Não estou pregando que abramos mão da justiça, mas que não passemos a vida esperando que quem nos decepcionou nos procure e se acerte conosco. Pois este é vil, ignorante, imaturo, agirá assim com você, com outro e com outro pois ele não vê, não sente, pois seus medos e incertezas nada lhe dão internamente a não ser a vontade de decepcionar. eles são um erro!

Esgotamento relacional.

A decepção pode levar ao esgotamento relacional.
Também equivocadamente decepcionado com Deus, que aceitou o arrependimento de Nínive, Jonas deixou a cidade, fez uma cabana escondida e entrou nela, para não ver ninguém (Jonas 4,5). A decepção de Jonas provocou nele um esgotamento espiritual e relacional.
O esgotamento relacional tem a ver com uma espécie de descrença generalizada no ser humano. A partir de uma ou mais experiência(s), todos são julgados como iguais àqueles que um dia trouxeram decepção.
Esses não enxergam o sentimento alheios, somente os seus, são cegos em suas atitudes grosseiras, são capazes de apunhalar te pelas costas, de trair te, não valorizar te os sentimentos e até mesmo de te destruir.
A decepção que ele te produz, pode ser um sintoma que, ele, o decepcionador, não tem nada dentro de seu coração, de sua alma, talvez, carregue mágoas, má resoluções, ou mesmo, inveje à todos e a você por não ser como ele, por você ser resolvido e feliz com você e com Deus.
Que Deus transforme os espinhos das nossas tão cotidianas decepções em flores de aprendizados, afinal, Ele sempre tira do mal um bem maior, não é? 
Que espera em Deus nunca se decepciona..

===================

Nenhum comentário: