06 março, 2009

SOLIDARIEDADE...


=====================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================================
Os novos tempos, a modernidade, nos têm levado a descobrir coisas incríveis, avançar o conhecimento e acelerar as conquistas.
A cada dia surge uma nova descoberta, um equipamento mais moderno, uma técnica surpreendente, um medicamento fabuloso.
As distâncias são encurtadas com equipamentos supersônicos, os computadores acessam contatos do outro lado do mundo, o telefone distrai e abranda a saudade em fração de segundos.
Tudo isso nos oferece a chamada qualidade de vida, prometendo vida longa e surpreendendo a todos com as grandes possibilidades criadas.
Contrastando com esses avanços, vemos as residências cada vez mais protegidas, carros com vidros a prova de balas, seguranças cada vez mais equipados e etc...
Os avanços se aproximam do homem e o homem se distancia do próprio homem.
O transeunte da rua, o passageiro de viagem, o colega da escola viraram adversários e agora representam uma série de ameaças.Nos vemos forçados ao individualismo, ao isolamento, ao afastamento dos semelhantes.
Estamos nos distanciando cada vez mais do irmão e deixando de ser cooperativos e solidários.
Precisamos refletir sobre o espírito de solidariedade!Sabemos diariamente pela imprensa falada e escrita que o número de desempregados, de casais que estão se separando, de crianças espancadas e abandonadas, aumenta dia a dia.
Ficamos aterrorizados com estes dados, damos palpites, mas continuamos acomodados.Falta-nos neste momento a solidariedade, o espírito cristão.
A solidariedade cristã não se manifesta com a doação do que nos sobra, do que não nos serve mais.
É um gesto de doação, dando ao outro um pouco de nós mesmos.
Solidariedade para ouvir e emprestar ao outro o nosso ombro amigo.
Solidariedade requer doação.
Leva-nos a fazer não apenas o que gostamos, mas o que potencialmente somos capazes de fazer.
São muitas as situações em que o nosso espírito de solidariedade pode se fazer presente.
Pensemos nisso...
=======================================

Nenhum comentário: